"Daqui a 6000 anos pensarão que José Sócrates foi ministro de D. Afonso Henriques" - Historiador da UP

CULTURA

Rita Homem

1/24/2024

brown concrete castle under white clouds during daytime
brown concrete castle under white clouds during daytime

Investigador da Universidade do Porto defende que "daqui a 6000 anos pensarão que José Sócrates foi ministro de D. Afonso Henriques." A afirmação polémica já levou especialistas de todas as áreas a criticarem a metodologia do historiador, especialmente os de arqueologia e estudos clássicos.

Numa conferência organizada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com cerca de 20 espectadores, o historiador Pedro Santos mostrou a fragilidade da Academia em datar acontecimentos de há 6000 anos atrás, antes do período clássico.

"5000 a.C. é igual a 6000 a.C. para esta gente. Seguindo esta lógica, daqui a 6000 anos José Socrátes era ministro de D. Afonso Henriques, Vasco da Gama detestava Platão com quem discutia todos os dias e Cleópatra andou enrolada não só com Marcos António e Júlio César, mas também com Dante e Maquiavel."

O reitor da Universidade do Porto também esteve presente: "A academia portuguesa é revolucionária. Temos a FCSH a estudar Marte e agora o doutor Pedro Silva com o seu estudo das sociedades futuras e olhares sobre o passado. Temos muito com que nos orgulhar."

Ler Mais