Face à falta de professores, Ministério da Educação contrata alunos de 2º Ciclo para leccionarem alunos de 1º Ciclo

POLÍTICA

Rita Homem

9/4/2023

Aluno numa sala de aula a segurar num lápis
Aluno numa sala de aula a segurar num lápis

Ministério da Educação anunciou hoje a expansão das contratações de escola para alunos do 2º Ciclo por forma a colmatar a falta de professores, conquanto tenham tido aprovação e classificação 3 a duas das nove disciplinas. Estes alunos leccionarão as disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões Artísticas e Físico-Motoras dos seus colegas do 1º Ciclo. A medida prevê a candidatura através do portal SIGRHE e serão aplicados os mesmos critérios de colocação dos restantes professores, nomeadamente tempo de serviço e habilitação própria.

André Pestana, líder do Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (STOP), alerta para a "precarização da carreira docente", enquanto que Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), afirma que a medida "é um penso rápido, não resolvendo os problemas estruturais que o ensino enfrenta". Marcelo Rebelo de Sousa veio a público defender a medida, dizendo que poderá resolver o problema de habitação que já se sente em muitas cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa e Porto, dotando as famílias de um rendimento suplementar.

Maria, de 12 anos, falou com a nossa redacção e mencionou "a oportunidade única de brincar com os meus amigos mais novos". Luís, de 11 anos, conta-nos como mal pode esperar por dar aulas ao irmão mais novo de 7 anos que frequenta agora o 2ºano.

Ler Mais