Famílias vendem rins no mercado negro para pagar IUC

SOCIEDADE

Rita Homem

10/26/2023

Depois de António Costa ter anunciado o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), famílias recorrem ao mercado negro para vender os seus rins. O Tor, um navegador gratuito que permite navegar na chamada Dark Web, tem visto um aumento de downloads no território português.

Os rins são vendidos anonimamente em sites inacessíveis em redes abertas e depois enviados usando o serviço CTT Expresso. Como esta empresa não pode verificar o conteúdo dentro das suas encomendas os rins viajam livremente. Os mais empreendedores subscrevem à conta empresarial da CTT que torna todo o processo mais fluído e barato.

Igualmente em anonimato, vários funcionários vendem a informação de nomes e moradas online. Funcionários da Segurança Social procuram detentores de RSI que recebem este subsídio "injustamente", professores averiguam o histórico de alunos de prisões que possam ter saído do estabelecimento prisional "demasiado cedo" e agentes da GNR vendem moradas de criminosos pelo mesmo motivo.

Quem se fica a rir é a família Mota, com um defeito genético há 4 gerações que antes se tratava de uma desvantagem: três rins. Maria, de 16 anos, começará já a sua carreira reprodutiva aliando o IVF para garantir uma gestação com maior número de nados-vivos. Espera, com os rins dos seus filhos conseguir comprar um Fiat Panda pagando ainda o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), o Imposto Sobre Veículos (ISV) e, claro, o IUC.

Há quem ainda vá mais longe e venda os órgãos de familiares falecidos. "Corações, pulmões, estômagos, já tirei de tudo," diz um cirurgião que deseja manter-se anónimo. Perguntamos se não precisa de uma especialização para cada aparelho ao que responde que "ao fim de umas quantas vezes torna-se fácil e uma pessoa já sabe onde cortar."

Este médico vive uma vida dupla, trabalhando de dia no Hospital Beatriz Ângelo e de noite opera os pacientes na sua clínica particular. Falamos com os que esperam numa pequena sala de entrada: "Este é o melhor. Muito rápido e barato. Já sou cliente há alguns anos e quando soube que o IUC ia aumentar, arranjei logo para vir cá a minha avó e o meu sogro. Vai dar jeito."

Ler Mais