Governo irá expandir o direito de voto a menores de 18 anos por forma a democratizar as eleições

POLÍTICA

Rita Homem

9/4/2023

Eleitor a votar numa urna
Eleitor a votar numa urna

Após as declarações recentes de Rui Rangel e petição assinada por 105.438 menores de 18 anos, as próximas eleições contarão com os votos deste grupo demográfico. O Governo de António Costa quer democratizar as eleições para diminuir a taxa de abstenção e aumentar o número de eleitores. Para além disso, segundo António Costa, primeiro-ministro de Portugal, "basta da discriminação contra jovens, crianças e, em particular, bebés".

Não será necessária qualquer assinatura, para facilitar a burocracia, mas também porque muitos dos contemplados ainda não sabem ler nem escrever. Tendo em conta a falta de motricidade de fina de uma percentagem agora representativa dos eleitores, foram alteradas ainda as regras para classificação de votos como nulos. A partir de agora, riscos, dedadas, ou qualquer indicação em que se entenda qual a intenção do eleitor será tida em consideração e contada como voto válido.

Tiago, de 15 anos, diz que espera que o seu voto possa contribuir para a diminuição do horário escolar. Por seu lado, Miguel, de 10 anos, espera que o Governo obrigue professores a terem mais aulas ao ar livre, com mais jogos de futebol e apanhada. Pedro, de 7 anos, pede fim das consultas no médico e de vacinas, confessa "faz dói-dói". Falámos ainda com Aurora, de 2 anos, que mal se soube exprimir, mas que parecia estar bastante orgulhosa de conseguir correr sem a ajuda dos pais. Mais ou menos.

Ler Mais