IMT lança campanha na estrada: Velocidade Moderada ao invés de Velocidade Furiosa
SOCIEDADE
Velocidade Moderada: é o nome da próxima campanha do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) para promover condução defensiva. Esta faz parte de uma série de campanhas lançadas até ao Ano Novo, altura em que se regista um aumento de acidentes e mortalidade nas estradas portuguesas.
Neste sentido, a camanha pretende sensibilizar os condutores para condução perigosa largamente promovida pela franquia Velocidade Furiosa. Como não podia deixar de ser, alude-se ainda aos perigos da utilização de telemóveis na estrada.
Esta é também uma forma de publicitar os 37 novos radares, 12 deles de velocidade média. Estes calculam a distância e o tempo entre dois pontos, sabendo assim a velocidade média a que viajaram os automóveis. Já vários grupos de Facebook com mais de 30 mil perfis partilham formas de fugir a estes radares e evitar assim pesadas coimas.
Um utilizador sugere passar no primeiro radar a 200km/h e depois esperar na berma até passar no segundo radar. Outro sugere ir às "senhoras na berma da estrada" e ainda outro pensou em fazer um picnic e aproveitar a vista. Parece que o consenso é comum: todos tentam fugir à lei e não será esta campanha do IMT a impedi-los.