Inovador: Mecónio é a nova matéria-prima para alcatroar estradas
SOCIEDADE
Equipa de cientistas na Alemanha descobriu agora forma de utilizar mecónio para alcatroar estradas de forma mais ecológica, eficiente e económica. A equipa de origem israelita financiada pela Pfizer encontrava-se há 10 anos em intensa investigação que vê agora a luz do dia.
O mecónio, ainda pouco estudado dadas as suas características plasmáticas, consiste numa matéria com curta duração de vida, frequentemente encontrado em hospitais e junto a recém-nascidos com poucos dias de vida. Por este motivo, tornou-se ética e pragmaticamente difícil ter acesso extensivo a esta substância.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, congratulou a equipa e defendeu que se trata "de uma descoberta que irá revolucionar as estradas de todo o mundo". Sublinhou ainda que "ninguém será obrigado a vender este produto, se tiver acesso a ele. Vivemos num país livre e assim continuaremos." Por outro lado, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, vê ainda com bons olhos a possibilidade de "estarmos perante um aumento da taxa da natalidade."
Críticos levantam a possibilidade de o ar à volta das estradas se tornar "irrespirável" e "demasiado viscoso". A diferença na cor das estradas de um cinzento escuro para um verde escuro poderá confundir os condutores, especialmente quando se encontrarem à espera num semáforo.