Mundial de 2034 será disputado em todos os países do mundo
DESPORTO
Depois do anúncio do Mundial de 2030 disputado em Portugal, Espanha e Marrocos, com jogos inaugurais no Paraguai, Argentina e Uruguai, a FIFA divulgou o local para o Mundial de 2034: todos os países do mundo, incluindo os não reconhecidos pelas Nações Unidas como Palestina, Hong Kong e Ilhas Caimão.
Como os países organizadores usufruem sempre de direito de participar no Mundial, este será o primeiro campeonato em que todos participarão sem excepções. No primeiro dia, Seicheles defrontará a Maurícia no Tajiquistão, enquanto que o Mónaco e as Ilhas Fiji estarão no Butão à procura de passar à próxima fase. O público poderá também assistir ao Suriname contra Comores, em Laos, bem como a Guiné contra a Guiné-Bissau na Guiné-Equatorial e Libéria contra a Nigéria em Níger. O Paquistão defrontará o Gabão em São Cristóvão e Neves. Estes serão apenas seis dos jogos no Mundial de 2034 e poderá consultar os restantes no calendário oficial da UEFA.
A organização compromete-se que a Albânia não se confrontará com a Sérvia nos seus jogos, nem a Palestina com Israel, ou a Rússia com a Ucrânia, por forma a focar o campeonato no desporto e não em assuntos políticos.
Críticos levantaram ainda problemas semelhantes aos sentidos no Mundial de 2022, no Qatar, alterado para Novembro desse ano, devido às altas temperaturas neste país durante os meses estivais. A UEFA afasta estas críticas já que "serão poucos jogos em locais quentes, não haverá problema."
O Mundial de 2034 arranca no dia 1 de Junho do mesmo ano e estará apenas disponível na SportTV, pagando 60€ por cada jogo.