Para aumentar produtividade, administração pública introduzirá a categoria de supervisor
POLÍTICA
A admnistração pública terá novo cargo de supervisor a quem será incumbida a tarefa de fiscalizar a produtividade de outros funcionários públicos. Em primeira instância, cada supervisor terá sob sua responsabilidade cinco outros funcionários, mas o objectivo será que cada supervisor vigie apenas um funcionário público.
A medida surge como resposta ao crescente número de reclamações quanto à rapidez da função pública. Vários cidadãos fazem-se ouvir e queixam-se da morosidade excessiva quando precisam de tratar de algum problema com o Estado.
Os partidos da oposição acusam o Governo de "oportunismo". Já o Chega vai mais longe e apelida a medida de "gananciosa". "Só demonstra o cúmulo a que este Governo chega quando tenta gastar ainda mais dos bolsos de todos os contribuintes. Uma vergonha!", disse a deputada Rita Matias, ontem no Parlamento.
Joaquim Leiria, natural de Santarém e empresário de uma pequena empresa, já reclamou junto dos serviços públicos variadíssimas vezes, sem sucesso. Contou-nos, no entanto, que vê com bons olhos esta resolução e que "assim, eles já trabalham mais por ter alguém sempre em cima deles."
Já Mariana Sousa, funcionária da Segurança Social, admite que a administração pública enfrenta um grave problema de produtividade, mas pergunta-se como irão ser supervisionados os supervisores. "Quem irá garantir que eles próprios estão a trabalhar como deve ser? Deveres para uns e direitos para outros...""