Para combater a falta de efectivos nas Forças Armadas, João Cravinho recorre a crianças-soldado da República Centro Africana
POLÍTICA
João Cravinho, Ministro da Defesa Nacional, anunciou esta sexta-feira, dia 8 de Setembro, que à luz da falta de praças nas Forças Armadas irá recrutar 13.000 crianças-soldado da República Centro Africana.
O Ministro afirma que se trata de uma excelente aposta: "Estes novos soldados significam um engrandecimento da República Portuguesa ao preenchermos as vagas que nos faltam bem como diminuirmos as despesas do Estado." A recruta e formação destes soldados será mais curta do que as cinco semanas habituais para praças portugueses, tendo em conta que estes jovens já trazem consigo conhecimento técnico e prático vindos das suas sociedades bélicas.
No terreno, já se encontram vários sargentos e oficiais em barraquinhas e feiras escolares por forma a recrutar voluntariamente estas crianças-soldados. O Exército está ainda a organizar workshops em que militares e (futuros) militares partilham conhecimento e histórias, bem como participam em torneios de tiro ao alvo.