Portugal 100 Abrigo: António Costa revela novo programa para habitação jovem
POLÍTICA
Na "universidade" de Verão socialista, António Costa marcou a sua reentrée com uma medida polémica: um tenda da Decathlon para todos os jovens portugueses. O projecto visa ajudar os jovens a enfrentar a crise habitacional que se intensificou desde o fim da pandemia de COVID-19.
Apesar da maior abrangência dos problemas de habitacionais nas cidades de Lisboa e do Porto, todos os jovens portugueses entre os 18 e os 34 anos terão direito a uma tenda que poderão levantar em qualquer loja Decathlon perto de si ou então encomendar online, pagando os portes de envio.
Bloco de Esquerda congratula a medida, mas critica a xenofobia estrutural ao apenas ter em conta os jovens portugueses e não os imigrantes, estrangeiros e também os sem documentação que se encontram no território português.
Já o PCP refere que "isto não passa de jogos de bastidores em que repetidamente o Governo favorece o grande capital ao invés dos trabalhadores." O Iniciativa Liberal condena, por seu lado, a falta de liberdade dada aos jovens por não poderem escolher entre uma tenda, um chapéu de sol ou um simples corta-vento.