Sondagem: 97% dos alunos apoiam a greve dos professores e querem que continue

SOCIEDADE

Rita Homem

9/27/2023

man with backpack beside a books
man with backpack beside a books

A sentença está dada. 97% dos alunos apoiam a greve dos professores e pensam que esta deve continuar durante o ano lectivo de 2023/2024. O estudo que foi realizado pela Universidade Católica para O Alho e Expresso revelado esta quinta-feira poderá tornar-se uma nova arma de arremesso contra o Governo pelo STOP e Fenprof.

Quanto aos restantes 3%, dois terços crêem que a greve dos professores é injusta e outro terço admite que não entende bem o motivo para tantas faltas, mas gosta de fazer fichas e testes, bem como informar os professores de quando há trabalho de casa, no caso de estes se esquecerem.

Na escola Rainha Dona Amélia, onde uma turma de 7º ano se encontra sem oito professores, os pais encontram-se visivelmente preocupados sendo que os alunos têm dias inteiros sem aulas. Os alunos, no entanto, que fizeram parte do estudo, revelam-se muito felizes por não terem de estar numa "prisão" com professores que "só gritam e nunca fazem aulas ao ar livre".

Martim, de 13 anos, pede a todos os professores para fazerem greve, já que dias de greve são dias em casa a jogar Roblox e Fortnite com os amigos. Joana, de 16 anos, em frente aos pais e professores apoia veementemente a greve dada a falta de condições e precariedade pela qual vê os seus professores passar, mas, assim que se vê sozinha, admite que prefere os dias sem aulas para poder estar no TikTok à vontade.

Ler Mais