Legalizado Partido Based: "Queremos cenas based; os outros querem cenas crinjo"
SOCIEDADEEM DESTAQUE
O Tribunal Constitucional deu luz verde ao novo Partido Based (PB), partido que se propõe a "dar ideias based, nunca ideias crinjo".
O termo "based", popularizado na internet por volta do ano de 2014, poderá ser traduzido literalmente como "baseado" ou, para os mais elitistas, "basalto". O seu significado aponta para algo bom, ou agradável, embora varie largarmente consoante o contexto em que é utilizado. A sua contraparte "crinjo", originalmente "cringe" ou "cringeworthy", significa embaraçoso ou confrangedor.
A geração mais jovem apropriou-se desta terminologia, usando-a no seu dia-a-dia, do qual agora o partido Based se auxilia.
Os militantes do partido já contam com uma conta no TikTok com mais de 2 milhões de visualizações e uma no Instagram com 20.000 seguidores. Tanto os seus TikToks como os seus reels contam com compilações de momentos engraçados da série de televisão americana Family Guy, bem como "momentos satisfatórios", popular em plataformas como Reddit e Youtube, especialmente entre a geração Z.
Questionados sobre essta adição, o presidente do PB, que pede anonimato, afirma que se trata apenas de uma estratégia de marketing: "O Costinha lá anda a dedicar-se à comédia para os velhotes. Nós damos atenção aos jovens. É a vida." Exprimem, no entanto, a dificuldade em eleger, tendo em conta a larga idade do eleitorado português.
Ideologicamente, assumem-se como anarco-capitalistas, comunistas e republicanos. Há ainda "uma grande faixa de monárquicos entre nós". Apoiam causas de direitos de animais, bem como touradas. Querem menos imigração e mais mão-de-obra barata. Querem clínicas de aborto em todas as ruas, com polícias ao lado atrás de quem queira abortar os filhos. Em suma, "queremos tudo o que todos querem. Acreditamos em tudo e em nada. Para quê pensar no futuro, se o presente está mesmo aqui e nem consigo sair de casa dos meus pais?"
"Veremos o que o futuro nos traz. Tipo, quero muito estar na Assembleia, mas se não for eleito, azar lol", terminou assim o presidente do partido, antes de acabar o seu leite com chocolate e voltar para os seus videojogos.